top of page

Os Tempos estão mudando

Atualizado: 25 de set. de 2020


O que Steve Jobs e Bob Dylan têm a ver com a Pandemia?


Bob Dylan apresentou em 1964 uma canção chamado "The times they are changin´".


20 anos depois, com um vídeo chamado "1984", Steve Jobs usou o poema para apresentar o seu Mac.


O poema diz em dois momentos distintos: "o perdedor de agora vencerá mais tarde/  E o primeiro agora, depois será o último, pois os tempos estão mudando", (em tradução livre). Que os tempos estão sempre mudando, é fato. A novidade é a velocidade da mudança.


Em 8/12/2020 o surgimento da pandemia completará 1 ano e as mudanças na história são as mais velozes e violentas de todos os tempos. As mudanças se dão em todos os campos da atividade humana: Trabalho, compras, viagens, convívio social, estudos, transportes, comunicação, internet, entretenimento, esportes. Nada, não há um campo que não tenha sido afetado.


As pessoas estão no meio de um turbilhão de informações da internet.  Milhares de lives, dezenas de mágicos da bolsa, milhões de “coaches” todos tentando te conquistar, catequizar, vender algo e te distrair do essencial: o que mudará na sua vida, na sua empresa  e na vida da sua família?


Mantenha  o Foco


Como nossa família vai sobreviver? No fundo, no fundo é só isso que importa – sobreviver e, se possível, aproveitar a mudança para não ser o perdedor, mas o vencedor desta mudança. Heróis viraram vilões e anônimos tornaram-se heróis.


Muitas empresas sucumbiram e sucumbirão; outras sobreviverão, outras sairão mais fortalecidas, talvez porque souberam se adaptar ou porque tinham caixa ou porque perceberam que preservar o caixa era o mais importante.


E os tempos mudaram e com eles mudou a  empresa que Steve Jobs fundou numa garagem, há  menos de 45 anos. No olho do furacão desta pandemia  tornou- se a empresa mais valiosa do mundo. O “perdedor” dos anos 70 tornou-se o “ganhador” no meio da pandemia.


A maior qualidade de Jobs era ter foco. Ele sabia o que queria. Fique alerta e lembre-se: o primeiro agora, depois será o último, pois os tempos estão mudando.


- Steve Jobs por Walter Isaacson  - Cia das Letras - 2011

53 visualizações0 comentário
bottom of page